Esse projeto foi formulado com o objetivo de inserir na rede municipal escolar o ensino de música. A prática em questão pode ser encarada como uma ferramenta pedagógica para beneficiar e enriquecer o desenvolvimento dos estudantes do nosso Município.
Linguagem universal
A música é uma linguagem universal que pode proporcionar inúmeros benefícios para o desenvolvimento escolar. Levando em consideração as crianças, os adolescentes e os jovens, que são o público alvo desta medida, é possível enxergar a melodia como um agente provocador de criatividade e um incentivador da expressividade de cada estudante que poderá ser auxiliado pelo programa. O aprendizado realizado com música contribui para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, afetivos, motor e no convívio social.
Incentivo á cultura
Ainda assim, cabe salientar que o programa prevê a realização de campanhas de incentivo à cultura e de momentos de formação musical nas Escolas Municipais com músicos locais. O acesso a cultura e o reconhecimento aos músicos locais tem papel importantíssimo para construção de uma cidade que aprecia sua história, seus costumes e sua tradição. A valorização dos talentos e das riquezas locais traz para os alunos maior conhecimento sobre o lugar onde eles vivem.
Valorização dos músicos locais
Por todo exposto, o projeto de lei apresentado possui o viés de enxergar no ensino musical, no incentivo a cultura e na valorização dos músicos locais uma forma de demostrar que a música não é somente uma associação de sons e palavras, mas sim, um rico instrumento que pode fazer a diferença nas instituições de ensino, despertando e desenvolvendo nos alunos o gosto pela música, estimulando e contribuindo com a formação global do ser humano.